terça-feira, 31 de março de 2015

Festa do Chocolate em comemoração à Páscoa na Cidade Imperial

Mais uma edição da Festa do Chocolate está sendo realizada no interior do Palácio de Cristal. Com programação inteiramente gratuita promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, a festa vai até o dia 5 de abril e tem atividades principalmente para a criançada.
 
O público pode conferir atrações como exposição e venda de chocolates artesanais da cidade, artesanato local, recreação infantil e também ter a oportunidade de participar de oficinas de artesanato em pet com Rafaela Ambrósio.
 
A decoração temática da festa fica por conta de objetos confeccionados com o reaproveitamento de garrafas pet recolhidas pela COMDEP através do Programa Petrópolis Recicla, ação sustentável realizada pela Prefeitura.
 
Confira a programação Festa do Chocolate 2015 (sujeita a alterações):
 
Horários de funcionamento da festa
Dias 28 e 29 de março – 10h às 20h
Dia 30 de março – fechado
Dias 31 de março e 1º de abril – 10h às 18h
Dias 02, 03 e 04 de abril – 10h às 21h
Dia 05 de abril – 10h às 20h
Participação de dez expositores locais que comercializarão seus produtos como chocolates, artesanato e outras guloseimas.

Recreação Infantil Grupo Tindolelê
Dias 28 de março e 02, 03, 04 de abril – 14h às 17h
Dias 29 de março e 05 de abril – 11h às 14h
Confecção de orelhas, oficinas e pintura facial.

Mais informações podem ser obtidas no Disque Turismo pelo telefone 0800 024 1516.
Fonte:FCTP 



segunda-feira, 30 de março de 2015

Exposição " Rumo ao Infinito" em Nogueira

Nesta quinta-feira, às 10h, será lançada uma nova mostra de arte promovida pela Associação dos Artistas Plásticos de Petrópolis, com apoio da Prefeitura por meio da Fundação de Cultura e Turismo, no Centro Cultural Estação Nogueira. A exposição intitulada “Rumo ao Infinito” tem como inspiração o símbolo do infinito, representado pelo número 8 na horizontal, em referência ao 8º aniversário da A.A.P.P. 

A Associação dos Artistas Plásticos de Petrópolis foi fundada em 2007 e desde então realiza exposições divulgando a diversidade das obras dos seus 22 artistas associados, de Petrópolis e de outras cidades. É uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de elevar a arte e movimentar a agenda cultural da cidade.

Participam da mostra 18 expositores com obras nas técnicas óleo, acrílico, lápis pastel, carvão, desenho, técnica mista, sanguínea, escultura em cerâmica, etc. São eles: AdriaNobre, Alex Sant’Anna, Ângela Bulgarelli, Antônia Lúcia, Ariel Farias, Carmem Teresa Elias, Eliodora de Paiva, Eugênio Fernandes, Eunice Sant’Anna, Letícia Belem, Márcia Loretti, Martha Bulgarelli, Mirtô Pujol, Neném Motta, Ruth Assunção, Sônia Costa, Vanessa Mukayar e Vera Borges. 

A exposição ficará aberta ao público de 2 a 19 de abril, de terça a sábado das 10h às 17, e aos domingos e feriados das 10h às 13h. O Centro Cultural Estação Nogueira fica na Av. Leopoldina, 317 na Praça de Nogueira. Mais informações (24) 2221-5408 e também pelo Disque Turismo 0800 024 1516. Entrada franca.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Serenata Imperial homenageia Petrópolis

Ouvir música faz bem à alma e cantar junto, mais ainda. Uma boa oportunidade para os amantes do repertório de música popular brasileira é a apresentação gratuita da Serenata Imperial que acontece no dia 26 de março, às 20h, no Palácio de Cristal. Neste mês, o grupo presta várias homenagens, lembrando o compositor Adelino Moreira, o Dia Internacional da Mulher e o aniversário de 172 anos de Petrópolis. A Serenata Imperial é um projeto realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, sob a coordenação de Odi Flávio e Vera Simas.

Segunda apresentação deste ano – a primeira foi o Carnaval em Serenata –, vai receber no Palácio de Cristal visitantes de Duque de Caxias, além dos petropolitanos e turistas em geral que também costumam ir conhecer este belo trabalho. O grupo de 20 integrantes, entre cantores e músicos, vai “distribuir rosas em homenagem às mulheres e cantar também o hino de Petrópolis”, conta Vera. Os velhos sucessos de Adelino Moreira como “A volta do boêmio”, “Negue”, “Fica comigo esta noite” e alguns outros, certamente vão emocionar o público que ainda poderá curtir músicas como “Nada além” de Custódio Mesquita e Mário Lago, “Emoções” de Roberto Carlos, “Risque” de Ary Barroso e inúmeras outras canções maravilhosas das quais muitos sentem saudades.

Em todas as apresentações são distribuídos livretos com as letras das músicas para que a platéia acompanhe e participe. Odi Flávio lembra que a renovação é necessária no grupo para que a serenata nunca morra: “fazemos ensaios às quartas-feiras, das 19h às 21h30, no Centro de Cultura Raul de Leoni e quem quiser fazer parte é só chegar, não há restrição de idade”. Neste 2015 a Serenata Imperial completa 18 anos de atividades e a comemoração será no mês de maio, com programação especial que já começou a ser desenhada. 

As apresentações, sempre gratuitas, acontecem toda última quinta-feira do mês no Palácio de Cristal. O projeto foi criado pelo saudoso Wilson Fagundes, já falecido, e desde 2005 está sob a coordenação de Odi e Vera Simas. Embora não haja qualquer faixa de idade obrigatória, o grupo é composto por músicos e seresteiros em sua maioria da terceira idade, gente de grande animação que durante todos esses anos vem fazendo a Serenata e mantendo o seu sucesso, contando com a participação do jovem Laio Simas, que desde os 7 anos de idade toca cavaquinho entre os mais maduros. 

O projeto foi incluído no Mapa da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, entre os destaques da Cultura em Petrópolis. Para quem quiser ir aos ensaios, o Centro de Cultura Raul de Leoni fica na praça Visconde de Mauá, 305, Centro e para as apresentações o Palácio de Cristal fica na rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro.   



Mais informações pelo Disque Turismo: 0800 024 1516.
Fonte:FCTP

FMP/Fase exibe documentário " A Lei da Água"

Em comemoração ao mês Água, a FMP/Fase, em parceria com a Superintendência Regional do Piabanha (INEA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e com o Comitê Piabanha, exibe o documentário " A Lei da Água (Novo Código Florestal), a partir das 14h no Centro Cultural da instituição.

O documentário “A Lei da Água (Novo Código Florestal)” é um projeto audiovisual dedicado a esclarecer questões referentes às mudanças no Código Florestal Brasileiro. O filme conta com a colaboração de cientistas e parlamentares para integrar o Amicus curiae da Ação Direta de Inconstitucionalidade da lei N° 12651 no Supremo Tribunal Federal. A cima de tudo, o projeto “A Lei da Água” assume um compromisso com sociedade brasileira, mostrando como a lei ambiental afeta a vida de cada cidadão.
Afinal, todos necessitam de água limpa em quantidade; produtores rurais, consumidores urbanos, animais e até mesmo empresas de geração de energia hidroelétrica. A qualidade e a quantidade da água está diretamente relacionada a legislação ambiental: um conjunto de normas que definem quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas. A linguagem cinematográfica facilita o esclarecimento das questões técnicas relativas a legislação.
O documentário busca opiniões diversas e muitas vezes contrarias sobre o tema, que é complexo, pois nem sempre pode-se aferir com precisão os bens difusos da sociedade, como por exemplo: qualidade da água, ar e fertilidade do solo. As florestas são importantes não somente para a preservação da água e do solo, mas também são vitais para a produção de alimentos que necessitam da ação de polinizadores, tal como o café, o feijão, o milho e a soja.
Portanto, busca-se exemplos práticos; o filme da voz a agricultores; apresenta técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos onde a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais. Ou seja, o termo: “área degradada”, quer dizer que a área em questão já não possui absolutamente mais nenhuma utilidade para a sociedade.
Conhecimento e informação são essenciais para o estimulo a uma produção rural sustentável. Bem como, políticas agrícolas coerentes com as necessidades e problemas enfrentados dia a dia pelos brasileiros. E porque não dizer; seres humanos.



Trailler: https://youtu.be/n3wZxYgRyWQ
Fonte: http://envolverde.com.br/ambiente/lei-da-agua-novo-codigo-florestal/

quarta-feira, 18 de março de 2015

Exibições do Cinema360° em comemoração ao aniversário de Petrópolis

O Cinema360° é um conjunto de ações de exibição e difusão de filmes dos mais diversos gêneros e tempos, em salas da exibição à praças e eventos públicos.



Em atividade desde 2008, além de manter sessões mensais regulares na Sala de Cinema Humberto Mauro desde 2011, o Cinema360º é responsável também pela retomada de exibições na Galeria do Edifício Profissional, onde aconteceu a primeira projeção de filmes em Petrópolis em 1897, defendida também por pesquisadores como a primeira exibição de filmes produzidos no Brasil. 

Em 2015, o Cineclube está como um dos indicados na categoria especial do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, um reconhecimento muito importante para o Cineclubismo na cidade.

No mês do aniversário da cidade, o Cinema360° exibe a cidade para a cidade. Na programação, filmes rodados, inspirados e produzidos em Petrópolis que recortam e produzem múltiplos olhares sobre a cidade.


Segundo Aline Castella, coordenadora de exibições do Cinema360°,os lugares escolhidos para as exibições fazem parte da história do aparecimento do cinema por essas terras e reorganizar essa cartografia de exibições pretende reconstruir a memória artística e cultural petropolitana.


Cronograma de exibições

19/03 (Quinta-feira), às 20h - Galeria do Edifício Profissional: Em 1897, onde hoje se situa a galeria do edifício Profissional, Victor Di Maio apresentou no Theatro Cassino Fluminense o que são consideradas as primeiras imagens em movimento produzidas no Brasil e algumas destas fitas reproduziam a vida na cidade. Nasce o cinema em Petrópolis!

22/03 (Domingo), às 19h - Palácio de Cristal: De 1902 até 1906, os irmãos Paschoal e Afonso Segreto, primeiros exibidores da cidade do Rio de Janeiro, alugam o Palácio de Cristal para reproduzir o seu Salão de Novidades com apresentações de números circenses e exibições de cenas curtas da vida cotidiana.Em 1908 eles fundam na cidade a primeira companhia cinematográfica brasileira.

26/03 (Quinta-feira), às 19h - Praça da Liberdade: Na década de 1940 e 50 duas produtoras da cidade se revesavam na exibição pública de filmes, a César Nunes Produções Cinematográficas, do jornalista César Nunes e a Petrópolis Film de Raul Mourão e Jacy Guarany. Ambas produziram imagens da cidade que correram o mundo além de exibir filmes gratuitamente na Praça da Liberdade e em outros bairros da cidade.

Programação de filmes

- “Uma jóia entre as montanhas” de Alexandre Penna 80' 2014
- “Noiva” de Janice Cristina e Williana Marcelino 15' 2013
- “Dever de Casa” de Victor Klier 5' 2014
- “Mulheres de Pedra” de Fernanda Almeida 8' 2014
+ recortes variados de cenas de filmes nacionais rodados em Petrópolis desde 1940.

O ano de 2015 foi escolhido pelo Cinema360° para celebrar a cidade o ano todo. Toda segunda 5ª feira de cada mês, às 19h, na Sala de Cinema Humberto Mauro serão exibidos outros filmes que compõe a mostra "UMA CÂMERA NA MÃO E PETRÓPOLIS NA CABEÇA".