quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Museu Imperial oferece entrada gratuita no Dia Nacional da Cultura

Na próxima terça-feira, 05 de novembro, o Museu Imperial/Ibram oferecerá entrada gratuita a todos os visitantes, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura. A visitação ocorrerá no horário normal, das 11h ás 18h.

O Dia Nacional da Cultura foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970, e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Fonte: ASCOM MUSEU IMPERIAL  
Foto: Arcevo Museu Imperial
Rui Barbosa


Casa de Cláudio de Souza recebe o encontro cultural “Com rima vai bem, sem rima também”



Um encontro cultural entre a poesia e alunos a partir do 5º ano será realizado na Casa de Cláudio de Souza no dia 13 de novembro, às 10h. O evento faz parte do projeto “Com rima vai bem, sem rima também", que leva o nome de um dos livros das poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke. Na ocasião, elas irão lançar em Petrópolis o livro de poesia “Amor Bilíngue”, lançado na última Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

O encontro será divido em etapas: apresentação de vídeos, música, jogos interativos, declamação de poesias das autoras e de vários poetas e apresentação do livro das poetisas. A entrada é franca e as escolas interessadas devem fazer o agendamento através do e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

A idéia nasceu após o lançamento do livro “Quatro formas de Sentir”, em maio de 2004. Kátia e Lindalva apresentam-se em escolas divulgando seu livro e passando a magia da poesia aos alunos. A intenção é mostrar o poder da leitura e a diferença entre ler e interpretar uma poesia, fazendo com que percebam através dos versos, toda a carga de sentimentos e emoções do e tudo que pode estar embutido em um poema. O projeto já foi apresentado em diversas escolas da rede municipal de ensino do Rio de janeiro com apoio de professores e diretores dos respectivos estabelecimentos com total aprovação e inclusive no Sindicato dos professores do Rio de Janeiro.

Ambas as autoras são formadas em Letras, pós-graduadas em Língua Portuguesa e têm convicção de que a poesia se encaixa em todas as etapas de ensino. Elas já participaram de sete bienais e o livro “Quatro formas de sentir” participou da Bienal de Frankfurt.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Projeto de poesia nas escolas: “Com rima vai bem, sem rima também”
Data: 13 de novembro de 2013, às 10h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Público alvo: alunos a partir do 5º ano
Responsáveis pelo projeto: poetisas Kátia Vieira Silva e Lindalva de Barros Rathke
Entrada franca

FONTE: ASCOM MUSEU IMPERIAL

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Organista Carioca Sergio Presgrave se apresenta na Catedral

Os amantes da música instrumental de qualidade já podem comemorar. No dia 25 de outubro vai haver um concerto imperdível com o talento carioca Sergio Presgrave no Órgão Guilherme Berner da Catedral de São Pedro de Alcântara. Esta será a atração do mês no programa Concertos de Órgão na Catedral 2013, que tem entrada franca.

Presgrave iniciou seus estudos organísticos com a professora Hora Diniz Lopes. Posteriormente, prosseguiu com Fritz Hoeffer e Dacyr Gatz.  Atualmente é orientado pelo professor Marco Aurélio Lischt, com quem tem trabalhado desde 2011. Suas atividades musicais estão ligadas aos cultos e missas nas Igrejas, atuando com regularidade também em casamentos na Catedral de Petrópolis e na igreja Batista Itacuruçá. Atuou como recitalista na primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, na Igreja do Divino em Bom Jesus de Itabapoana e na primeira Igreja Batista de São Paulo. Foi o responsável pelo projeto de transferência do importante Órgão de Tubos Lowndes, originalmente reformado para o novo templo da Christ Church, na Rua Real Grandeza, em Botafogo, e que hoje encontra-se instalado na primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Atualmente exerce o cargo de Secretário na Associação Carioca de organistas (ACO).

CONCERTOS NA CATEDRAL - EDIÇÃO 2013 

Esta é a terceira edição da série de concertos do órgão Guilherme Berner da Catedral de São Pedro de Alcântara, que foi criado após a restauração do instrumento, terminada em dezembro de 2010. Promovido pela Paróquia São Pedro de Alcântara com apoio da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo, o programa tem direção artística do organista Marco Aurélio Lischt e tem trazido a cidade nomes de excelência no cenário musical.
Nesta edição de 2013, haverá ainda mais uma apresentação, sempre na última sexta-feira de cada mês, às 20h. Em 29 de novembro será a vez de Benedito Rosa, também do Rio de Janeiro.
No concerto do dia 25, Sergio Presgrave executará o seguinte programa:

Prelúdio e Fuga em Dó Menor BWV 549 – Johann Sebastian Bach
Choral “Von Gott WillI Ich Nicht Lassen” BWV 658 - Johann Sebastian Bach
Marcha Triunfal baseada no Coral “Nun Danket Alle Gott” - Sigfrid Karg-Elert
Choral-Improvisationen “Ach Bleib Mit Deiner Gnade” - Sigfrid Karg-Ellert
Prelúdio e Fuga em Ré Menor – Felix Mendelssohn-Bartholdy
Melodia - Max Reger
Psalm – Prelude I – Herbert Howells
Suite Gothique Opus 25 – Leon Böellmann

Serviço:

Concerto do órgão Guilherme Berner da Catedral de São Pedro de Alcântara
Organista: Sergio Presgrave
Data: 25 de outubro
Horário: 20h
Local: Catedral de São Pedro de Alcântara, Centro 
Tel.: (24) 2246-1223
Apoio: Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo
Disque Turismo: 0800 0241516
Entrada franca


Fonte: ASCOM PMP


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Isli Melanie lança CD “Vulnerability” na Casa de Cláudio de Souza

A Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram) irá receber a cantora e compositora Isli Melanie, no dia 31 de outubro, para o lançamento de seu primeiro CD, “Vulnerability”. O evento, com inicio às 19h, terá entrada franca.

Isli estudou piano e teoria musical na Escola de Música Villa Lobos e na Academia de Música Lorenzo Fernandez.  “Vulnerability” é um álbum composto por doze faixas autorais, piano e voz. Seu trabalho gira em torno da temática humana, sobre a vulnerabilidade do existir, do amor e das certezas. Em sua apresentação, Isli vai interpretar as canções de sua autoria, bem como clássicos da música popular brasileira.

Segundo a própria artista, sua música é composta de uma fusão de estilos. “Algumas tendem para a música popular brasileira, como as faixas ‘Com Você’ e ‘Parece novela’. Há também uma certa inspiração no jazz, do qual sou fã, em ‘Undergoing’ e ‘Silêncio’. Já em ‘Vulnerability’, que é a faixa título do CD, busquei referências no pop rock norte americano”, explicou a cantora, que também traz em seu repertório a música “Eva”, uma bossa que prestigia essa batida tão brasileira.

Toda a sua mistura de estilos vem da época em que estudou piano na Escola de Música Villa Lobos, na efervescência do centro do Rio de Janeiro, quando conviveu com músicos de diversas vertentes, desde a música popular até a música clássica. “Tento aplicar essa experiência e fazer um som próprio. Nada é 100% original e ninguém desejaria mesmo sê-lo, mas é preciso testar novas fórmulas para se ter a emoção do que chamamos de Arte”.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Lançamento do CD “Vulnerability”
Data: 31 de outubro de 2013, às 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

FONTE: ASSESSORIA MUSEU IMPERIAL



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Convocação de eleição do Conselho Municipal de Cultura no segmento musical

O Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis convoca todos os músicos ou grupos musicais petropolitanos, com atividade artística reconhecida no mínimo de dois anos na cidade, a participarem da eleição dos candidatos à representação junto ao CMC. A eleição ocorrerá no dia 11/10, das 15h às 16h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, localizado na Praça Visconde de Mauá, nº 305 – Centro, na sala Sylvia Orthof.

É importante os grupos enviarem seus representantes e os interessados em concorrer devem fazer sua inscrição das 15h às 15h30 quando então ocorrerá a votação que indicará o representante e o seu suplente.



Serviço:
Convocação de eleição do Conselho Municipal de Cultura  no segmento musical
Data: 11/10, 15h às 16h
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni, sala Sylvia Orthof. (Praça Visconde de Mauá, nº 305 – Centro)
Entrada Franca

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAES INSPIRA EXPOSIÇÃO DE ARTISTAS PETROPOLITANOS


O Centro de Cultura Raul de Leoni vai abrigar, de 4 de outubro a 3 de novembro, a 2ª Exposição Coletiva do Segmento de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura (CMC), que neste ano se inspirou nas comemorações do centenário de Vinicius de Moraes, figura marcante em nossa música e literatura. Nos anos 50, o “Poetinha” passou temporadas na casa de Lucinha Proença, sua companheira na época, compondo aqui em Petrópolis alguns de seus sucessos.

Com participação aberta e sem restrições de estilo, técnica ou tema, a exposição foi organizada a partir das reuniões do Segmento de Artes Visuais do CMC. A mostra contará com performances, pinturas, fotografias, esculturas e objetos produzidos especialmente para essa exposição. O grupo de participantes, formado por adesão espontânea, apresenta desde o artista iniciante ao profissional que experimenta, produzindo materiais com as mais diferentes ferramentas até as recentes técnicas digitais.

Os artistas participantes são Bia Penna, Cristina Lima, Denise Campinho, Graça Pimentel, Jarbas Paullous, Josana Valle, Juliana Brasil, Márcio Salerno, Paulo Mendes Faria, Pedro Vizzini, Renata Pertot, Rosa Paranhos, Sandra Vissotto e Sônia Xavier. A equipe de produção da exposição é integrada por Bia Penna, Cláudio Partes, Evaldo Macedo, Marcelo Lago, Neno Delcastillo e Sandra Vissotto.

A abertura na próxima sexta-feira (04/10) contará com show de música ao vivo com Felipe Depoli, Igor Nicolai e Coquinho Batera, que estarão interpretando composições de autoria de Vinícius e outras pérolas da MPB.

Serviço:
Exposição: II Exposição Coletiva - Centenário de Vinicius de Moraes
Local: Galeria Aloísio Magalhães e Galeria Van Dijk
Data: de 4 de outubro a 3 de novembro
Endereço: Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visconde de Mauá, 305, Centro)
Horário de visita: de terça-feira a sábado, das 13 às 18h; domingo, das 13h às 17h.
Entrada franca
Mais informações: Disque Turismo: 0800 024 1516

FONTE: ASCOM 

Conheça os programas da FASE TV

Desde o dia 29 de julho está  no ar a FASE TV, canal independente e sem fins comerciais da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. O slogan “Com você na educação” resume o objetivo de aproximar ainda mais a instituição da comunidade, levando o conhecimento acadêmico de forma leve e descontraída. A programação poderá ser vista no Canal 24 da rede Tech Cable.

Conheça os programas:


Arte & Cultura
O foco do programa é a diversidade da produção cultural brasileira, com um olhar especial para os artistas locais e regionais.  A meta é registrar as diferentes linguagens e propostas, revelando a contribuição de cada uma das manifestações para o universo da cultural como um todo.  Com 4 inserções diárias de 30 minutos cada, o Arte & Cultura tem formato de documentário, narrado pelos próprios artistas. A série de abertura do programa, com 4 episódios,  foi dedicada ao artista plástico Luiz Áquila, considerado o Pai  da Geração 80 das artes no Brasil.

                                  
Ao Redor
O programa apresenta iniciativas realizadas em todo o planeta que contribuem para a redução da violência e a construção de um mundo com menos desigualdades.  Com 4 inserções diárias, de 30 minutos, o Ao Redor acompanha os projetos desenvolvidos pelas diversas agências das Nações Unidas, como o UNICEF, o PNUMA, o PNUD, a OMS e a     FAO, entre outras.  


Minuto Ambiental
No formato de pílula educativa, de 3 a 5 minutos, o interprograma está presente ao longo de toda a programação da emissora, com 12 inserções diárias. Nesta temporada, o foco central dos episódios é a água, com temas como: água e doenças, metais pesados, a floresta e a água, lixo, urbanização e enchentes, distribuição da água no planeta,  índice de qualidade e o funcionamento do Comitê da Bacia do Rio Piabanha. O Minuto Ambiental apresenta iniciativas bem sucedidas de  educação ambiental e conservação. A  apresentação é da jornalista Fátima Medeiros, que durante 6 anos atuou como repórter, roteirista e diretora do Globo Ecologia, e faz parte da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais (RBJA).                                                                      


Minuto Fase

O Minuto Fase tem como foco os acontecimentos relacionados à vida acadêmica. O interprograma, com duração de 3 a 5 minutos, conta com  12 edições diárias, apresentando os projetos desenvolvidos por professores e alunos da FMP/Fase - dentro e fora do campus da faculdade. Entre os temas mostrados estão ações de responsabilidade social , como o       Anel da Solidariedade e o  programa Mãos  que Criam, assim como atividades ambientais e campanhas de saúde  realizadas no Ambulatório-Escola e Postos de Saúde da Família.                          


Tv Mosaico
O programa produzido pela produtora Terra Audiovisual, parceira da Fase TV, aborda questões socioambientais e ações desenvolvidas na área de abrangência do Mosaico Central Fluminense, que reúne áreas de conservação ambiental de 14 municípios: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito, São Gonçalo, São José  do Vale do Rio Preto, Silva Jardim, Teresópolis e Tanguá.
                                                                                 

Programas do Canal Saúde veiculados pela Fase TV



Em Família
Apresentado pelo ator Thiago Mendonça, o mais novo programa do Canal Saúde coloca em debate as principais questões relacionadas ao universo família, como “Limite e autoridade” e a “Chegada de um irmão”.



Ciência & Letras
Resultado de parceria entre a Editora Fiocruz e o Canal Saúde, o programa traz o universo da literatura para a TV. Dessa forma, a  literatura científica pode ir além do seu público específico. O programa mostra como boas leituras podem render boas conversas.



Ligado em Saúde
Programa de entrevista e serviço que tem como ponto de partida sugestões de pauta dos espectadores. O contato com a produção do programa pode ser feito através de e-mail (ligadoemsaude@fiocruz.br) ou por ligação gratuita (0800 701 8122). Dúvidas sobre o tema escolhido também podem ser enviadas antecipadamente para serem respondidas pelo especialista convidado durante o programa. Os temas tratados referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento de doenças. O programa é voltado para o público em geral.


Canal Saúde na Estrada
Programa que mostra experiências bem sucedidas em todo o país que podem e devem ser seguidas. Entre os temas mais presentes nas pautas estão a saúde, como um conceito mais amplo, a cidadania, as políticas públicas e o meio ambiente.



Unidiversidade
O programa revela o que é produzido e discutido nas universidades brasileiras. Com formato diferenciado, ágil, o Unidiversidade conta com a participação de pessoas envolvidas diretamente com o tema a ser tratado. Os convidados são instigados a refletir e opinar sobre ciência e tecnologia, comportamento, profissões, áreas do conhecimento, meio ambiente, saúde, qualidade de vida, entre outros.

CENTRO CULTURAL ESTAÇÃO NOGUEIRA APRESENTA RETROSPECTIVA DO PROJETO PROCURANDO SABER

O Centro Cultural Estação Nogueira apresenta, a partir do dia 3 de outubro, a retrospectiva do projeto Procurando Saber, que existe desde 2010 em Nogueira.  A exposição, que vai até dia 13 de outubro, mostra uma retrospectiva das atividades desenvolvidas pelo projeto, como artesanato e vídeos de arte.

Segundo as coordenadoras do Procurando Saber, Yeda Bastos e Célia Mello, o projeto busca o incentivo artístico, cultural, educacional ambiental e social. “O objetivo é propagar conhecimentos e despertar o potencial de cada um, levando as pessoas a acreditarem mais em si mesmas”, explica Yeda Bastos. E, completa: “No aspecto cultural, as apresentações de vídeos literários, palestras e o apoio a estudantes em áreas variadas, contribuem para o desenvolvimento sociocultural.”

As coordenadoras explicam que o aspecto ambiental se destaca por meio de passeios voltados para o conhecimento e o respeito à natureza e visitação às áreas preservadas. “As atividades vivenciais implicam em encontros, rodas de conversas, grupos de estudos e contatos diretos com outros projetos que atuam em diferentes campos de atividades filantrópicas”, complementou Célia Mello.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer todo esse trabalho desenvolvido pelo projeto nesta mostra que reúne o passado e o presente, olhando para o futuro de um mundo melhor.

Serviço:
Data: de 3 a 13 de outubro, de segunda a sábado das 9h às 17h, domingos e feriados, das 9h às 13h
Local: Centro Cultural Estação Nogueira - Av. Leopoldina 317, Nogueira
Classificação: Livre

Entrada Franca

Fonte: Centro Cultural Estação de Nogueira



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ESPETÁCULO IMPERDÍVEL EM PETRÓPOLIS: FESTIVAL ÓPERA DE PEQUIM

A Prefeitura de Petrópolis e o Sesc RJ apresentam um dos mais valorizados espetáculos da Terra: o Festival Ópera de Pequim. Serão duas apresentações na cidade, a preços populares, nos dias 15 e 16 de Outubro. É raríssima a oportunidade que está sendo oferecida aos petropolitanos, já que pouca gente pôde ver essa arte fora da China. A Companhia está se apresentando pela primeira vez na América do Sul, e somente Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo terão o privilégio de recebê-la, em todo o país. A Ópera de Pequim foi Declarada pela Unesco, em 2010, como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

Diferente da arte ocidental que conhecemos pelo nome de ópera, a Ópera de Pequim é uma combinação de várias modalidades artísticas: acrobacias, artes marciais - em cenas animadas de combate-, dança e até mímica, além de música e canto. Os figurinos e a maquiagem são dois outros pontos que despertam grande interesse nas apresentações. 

Em Petrópolis serão apresentadas duas peças: no dia 15, terça-feira, “A Bolsa de Unicórnio”, com duração de duas horas aproximadamente (114 minutos) e intervalo de 20 minutos. No dia 16, quarta-feira, “Baderna no Paraíso”, com igual duração. Ambas no Sesc, às 20h, com classificação indicativa livre. Haverá, ainda, uma apresentação extra na quarta-feira, “Gala”, exclusivamente para alunos de escolas públicas municipais (convidados).

Os espetáculos são acompanhados por um programa impresso, que dá uma introdução sobre a Ópera de Pequim e o conhecimento básico sobre o significado dos gestos típicos, maquiagem exagerada e figurinos elaborados. O Festival ajudará o público a compreender os fundamentos desse gênero misterioso de arte.

O Festival Ópera de Pequim é uma realização do Sesc RJ em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo e Dell’Arte.  Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Turismo: 0800 024 1516

INGRESSOS

Os ingressos já estão à venda, com preços de R$ 30,00, R$ 15,00 para a meia entrada e R$ 10,00 (associados do Sesc), e podem ser comprados nos seguintes locais:
Theatro D. Pedro (24) 2235-3833
Sesc Quitandinha:  (24) 2245-2020
Sesc Nogueira: (24) 2236-1150
Sesc Três Rios (24) 2252-6454
Sesc Teresópolis (21) 2743-6959
Sesc Nova Friburgo (22) 2543-5000
Teatro Sesc Ginástico (21) 2279-4027

 SAIBA O QUE VOCÊ PODERÁ VER EM CADA APRESENTAÇÃO

“A Bolsa de Unicórnio”
Xue Xiangling, uma jovem de família rica está a caminho de seu casamento. No meio do trajeto precisa se abrigar de uma tempestade em um pavilhão, onde conhece Zhao Shouzhen, moça de família pobre, igualmente a caminho de seu próprio casamento. Tornam-se amigas e Xue, generosamente, presenteia Zhao com a bolsa bordada com a imagem de um unicórnio, cheia de jóias, presente de casamento recebido de sua mãe.

Seis anos depois, uma grande inundação separa Xue de sua família. Perdida, sem ter para onde ir, emprega-se como empregada na residência da família Lu. Um dia, cuidando do filho do casal, Xue revê sua bolsa de unicórnio sobre uma mesa e descobre que a patroa é sua amiga Zhao. Ambas recordam o passado e Zhao, expressando sua gratidão, acolhe Xue em sua família para sempre.

“Baderna no Paraiso”
Sun Wukong toma o bastão mágico do Palácio do Dragão do Mar. Raivoso, o Dragão do Mar queixa-se ao Imperador de Jade, pedindo-lhe para atrair Sun Wukong a uma cilada. O imperador faz um convite a Sun Wukong para que cuide dos cavalos divinos, mas quando este descobre o verdadeiro motivo do honroso convite, fica furioso, bagunça o estábulo celestial, retorna ao seu Jardim de Pessegueiros e instala na entrada uma placa com título “O Maioral Além do Céu”.

Em nova cilada, o súdito Li convida Sun Wukong para um banquete celestial. Quando chega ao Palácio e descobre que não está incluído na lista de homenageados, Sun Wukong se enfurece. Despindo o traje oficial, ele bagunça o banquete e rouba as sagradas pílulas de longevidade do Imperador, que envia então o Capitão das Torres para capturá-lo. Porém, Sun Wukong derrota todos os soldados e capitães celestiais e celebra com seus macaquinhos, cantando vitória.


Serviço:
Festival Ópera de Pequim
Data: 15 e 16/10/2013, 20h
Local: Sesc Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, 02)
Ingressos: R$ 30,00 / R$ 15,00 (meia entrada) / R$ 10,00 (associados Sesc)
Informações: Disque Turismo: 0800 024 1516


Fonte: ASCOM FCTP