quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Medicina no século XXI: desafios no milênio.

No século XX, o progresso da medicina acompanhou de perto o desenvolvimento das demais ciências. Pode-se afirmar, sem medo, que a medicina evoluiu mais no século XX do que em toda a história da humanidade. Além do progresso científico, houve, igualmente, uma evolução de conceitos a respeito de saúde e doença; saúde já não é apenas ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social, conforme definição da Organização Mundial de Saúde.

É também do século XX a compreensão de que a saúde depende de múltiplos fatores, cabendo à medicina parcela importante, porém muito menos decisiva do que se acreditava. Chegamos, assim, ao século XXI empolgados pelo enorme progresso alcançado pela medicina e ao mesmo tempo aturdidos pelas consequências advindas desse mesmo progresso e pelos novos desafios que se nos apresentam; neste instante, a pergunta que não quer calar ecoa em nossos pensamentos: Qual será o grande desafio da Medicina no século XXI?

A palestra “Medicina no século XXI:desafios no milênio” será ministrada pelo Professor  Carlos Gazanego e acontecerá no dia 26 de agosto às 10:Horas no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
               
Dr. Carlos Gazanego é Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2004). Especialista em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), onde atua como médico de família e comunidade e preceptor médico na Unidade de Saúde da Família Boa Vista, pertencente à Faculdade Arthur Sá Earp / Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE/FMP) desde 2006. Possui pós-graduação em geriatria e gerontologia pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ) e Universidade Estácio de Sá. Mestrando em Ensino em Ciências da saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).

Participe desta palestra e não perca a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. O evento acontecerá no auditório do LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica - e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.

Fonte: Assessoria de Comunicação do LNCC


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Centro Cultural oferece atividades para alunos e colaboradores da FMP/Fase

O Centro Cultural da FMP/Fase está com inscrições abertas para uma série de atividades culturais, tais como:
·         Espetáculo Som e Luz, no Museu Imperial, dia 22/08, às 20h
·         Visita guiada ao Museu Imperial, dia 27/08, às 16h
·         Visita ao Museu Casa de Santos Dumont, dia 04/09, às 16h

Todas as atividades valem hora complementar.  Garanta logo a sua vaga! 


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PERGUNTAS INQUIETANTES: EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO BARBOSA

Petrópolis, Paris e Rio de Janeiro surgem diante de nossos olhos de forma admirável na exposição do fotógrafo Sebastião Barbosa. As cidades estão registradas em fotografias obtidas com latas e caixas comuns, dotadas de um simples orifício para capturar a luz. Sem lentes, dispositivos de controle e nenhum outro recurso. A exposição Perguntas Inquietantes, que começa dia 17/8 na Galeria Aloísio Magalhães, surpreende.
Com mais de 50 anos de carreira, Sebastião Barbosa transitou com destaque pelas diferentes formas de expressão da fotografia. A longa experiência adquirida nas áreas de jornalismo e publicidade permitiu que ele chegasse à arte pura e simples. O fotógrafo dedica-se agora a resgatar as origens da técnica que pratica.
“A mágica se perde quando pegamos um aparelhinho como os de hoje, com tudo automatizado, e registramos as imagens de forma banal. Quero resgatar a magia da fotografia. No meu trabalho, realizo meus sonhos e delírios”, explicou o artista.

Mais de mil latas e caixas foram utilizadas na produção das fotos. A maioria, comprada de moradores de rua no Rio e em Paris. Os resultados obtidos, assim como as próprias câmaras improvisadas que os originaram (montadas em uma instalação) poderão ser conferidos de 15 a 31 de agosto.
Oficinas
Sebastião Barbosa quer ir além: vai ministrar oficinas gratuitas para ensinar a técnica a 90 visitantes de sua exposição. Ele aposta que outros artistas podem surgir no futuro, a partir do conhecimento que pretende passar.
“O normal é o artista dizer que é impossível alguém reproduzir o que ele fez, mas não é. Basta dominar a técnica necessária”, garante. E, acrescenta: “Para mim, o mais importante é a linguagem fotográfica. Todas as minhas exposições são da fotografia, em primeiro lugar. Em segundo plano é que vem o Sebastião Barbosa.”
Os interessados nas oficinas devem fazer sua inscrição no primeiro dia da mostra. Elas serão ministradas uma semana depois e os participantes terão direito à revelação de suas imagens no carrinho-laboratório criado pelo fotógrafo, além de ver seus trabalhos incluídos na exibição.
A Galeria Aloísio Magalhães fica no Centro Cultural Raul de Leoni. Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro. Telefone: (24) 2233-1200. Para outras informações, Disque Turismo: 0800 0241516

Serviço:
Exposição: Perguntas Inquietantes
Data: de 17/08 a 31/08
Local: Galeria Aloisio Magalhães, no Centro Cultural Raul de Leoni
Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro
Telefone: (24) 2233-1200 ou Disque turismo: 0800 024 1516
Horários de visitação: de terça-feira a sábado, das 13h às 18h e domingo, das 13h às 17h
Entrada franca

Fonte: ASCOM - FCTP
Sebastião Barbosa fotografando o Museu Imperial. 
Bicicleta - Obra de Sebastião Barbosa

Cristo Redentor - Obra de Sebastião Barbosa









quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quintas Culturais receberá Banda Fábrica

No dia 15 de agosto, a FMP/Fase realizará uma edição especial do projeto Quintas Culturais, com apresentação da Banda Fábrica. O evento ocorrerá às 10h e às 20h, no hall. Vale ressaltar que o programa Arte e Cultura, da FASE TV (Canal 24 da Tech Cable) irá exibir uma entrevista com os membros da banda, na semana de 8 a 14 de setembro. Não perca! 


Banda Fábrica. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Palácio de Cristal receberá exposição METANOIA de Hildebrando Lima

Do dia 15 de agosto a 08 de setembro, das 9h às 18h, o jardim e o interior do Palácio de Cristal irão receber a exposição Metanoia (palavra grega que tem como significado “mudança de pensamento”), do escultor baiano Hildebrando Lima. A exposição comemora os 50 anos de carreira do artista e contará com 15 de seus trabalhos.
Segundo o artista baiano, a exposição retrata a mudança de pensamento e os caminhos trilhados pelo mesmo. “Escolhi Metanoia como título da exposição, pois acredito que a conversão e a transformação do pensamento, do sentimento e da vontade são fundamentais para a busca de novos caminhos. É a ‘noia’ necessária”, declara Hildebrando.
Hildebrando Lima estreou como profissional aos 17 anos, produzindo esculturas para escola de samba (a “Corações Unidos”, de Niterói, campeã em 1963, 1964 e 1966). Desde a sua  formação acadêmica na Escola de Belas Artes da UFRJ (1975), ele vem mostrando sua versatilidade e, hoje, seu nome é referência das décadas de 80 e 90.

SERVIÇO
Exposição METANOIA
Artista: Hildebrando Lima
Período de exposição: 15 de agosto a 08 de setembro
Horário de visitação: terça a domingo, de 09h às 18h
Local: Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá s/nº - Centro Histórico - Tel.: (24) 2247-3721
Realização: Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis
Patrocínio: Cervejaria Bohemia
Entrada Franca
Informações: Disque Turismo - 0800 0241516

 Fonte: ASCOM FCTP

Hildebrando Lima, no ateliê. Foto: Claudio Partes