quarta-feira, 11 de julho de 2012

"O que mudou com a gravidez? Na minha vida, tudo"


“...eu estava mesmo querendo engravidar”

O Centro Cultural FASE - FMP exibe a partir de 28 de julho de 2012, a exposição '280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ'.

A exposição foi montada com material de dois anos de pesquisa (2010 e 2011) realizada em Petrópolis, sobre o fenômeno da adolescência e gravidez. O estudo contou com 32 pesquisadores, dentre eles professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina, e médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde. 

A pesquisa foi financiada pela parceria entre o Ministério da Saúde, através do PET Saúde II (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), e a FMP/Fase e Secretaria Municipal de Saúde, trazendo frutos surpreendentes à comunidade científica.

“Ah, porque eu estava mesmo querendo engravidar [risos]. Tenho que arrumar um neném mesmo. É bom ter filho porque mais tarde você vai precisar dele

Diante da relevância social da pesquisa, a FMP/Fase decidiu coletivizar com a sociedade petropolitana, especialmente com o público jovem e todos aqueles profissionais que trabalham com adolescentes, os resultados do estudo, por meio de uma exposição no seu Centro Cultural.

Para a produção do evento, artistas e designers, com a colaboração dos pesquisadores, construíram um espaço com situações interativas e intrigantes. Foram produzidos painéis, maquetes, instalações com tecnologias especiais de som, modelos e imagens, além da utilização de peças anatômicas e outros recursos que provocam surpresa e reflexão sobre o processo de adolescer e engravidar, e retratam de forma dinâmica e leve os resultados da pesquisa desenvolvida.

“Também tem minha mãe, mas ela não quer saber de mim. O pai (namorado), peguei nojo da cara dele. Desde que eu soube que eu fiquei grávida. Não quero mais saber dele não. Só meu filho mesmo. Ele (o filho) eu quero e está muito bom. Do meu namorado eu tive ódio por isso

A exposição '280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ' estará aberta ao público a partir do dia 28 de julho de 2012, no Centro Cultural FASE - FMP, no Campus Barão da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto.

Horários de Visitação:

De 2ª à 6ª feira, das 9h às 21h
Sábados, das 9h às 18h

As escolas ou grupos poderão agendar uma visita guiada a partir do dia 30 de julho pelos contatos:

2244-6471
cpe@fmpfase.edu.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário