segunda-feira, 9 de abril de 2012

Excursão Semana de Arte Moderna - 90 anos


Há 90 anos realizou-se no Brasil um dos movimentos mais significativos de afirmação da identidade brasileira. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, foi um movimento de ruptura no campo das Artes que influenciou não só artistas mas toda a sociedade brasileira.

Algumas exposições importantes foram organizadas para marcar esse momento e o Centro Cultural FASE - FMP não poderia deixar passar essa oportunidade.

Estamos organizando para o dia 21 de abril (sábado e feriado) uma excursão ao Rio de Janeiro, com um rico e vasto programa, entre o Centro Cultural Banco do Brasil e a Caixa Cultural, confira:

'Modernismos: 90 anos de 1922'
'Gesto Amplificado'
'Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo'
'Anticorpos - Fernando & Humberto Campana (1989-2009)'

Dia 21 de abril
Saída do Centro Cultural FASE - FMP: 14 horas
(o retorno para Petrópolis será definido pelo grupo)

Valor: R$ 30,00 (transporte) - A entrada nas exposições é gratuita.

Vagas limitadas
Inscrições no Centro Cultural FASE - FMP até o dia 16 de abril,
com o pagamento do transporte.

O Centro Cultural Banco do Brasil e a região ao redor, oferece ainda uma série de outras possibilidades, como: peça de teatro, livraria, Casa França-Brasil e bares e restaurantes.

Outras informações sobre as exposições.

Exposições no Caixa Cultural:

'Modernismos: 90 anos de 1922'
Os 90 anos da Semana de Arte Moderna

"Em comemoração ao 90º aniversário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 6 de março a 29 de abril, a exposição “Modernismos – 90 anos de 1922”, que celebra o pensamento e a importância do movimento modernista no Brasil. Com curadoria de Daniela Name e Marcus de Lontra Costa, a mostra traz obras que abordam os diversos aspectos do pensamento e da estética moderna.

Trabalhos de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, entre outros grandes nomes enfatizam a atuação dos artistas no início do século, no Rio de Janeiro, que produziram um conjunto de obras que permitiram, à geração seguinte, romper com a academia e realizar um trabalho novo e revolucionário para a época. Além de textos a exposição apresenta telas, fotos e músicas que contam as transformações da cidade do Rio de Janeiro.

O núcleo paulista abordará a Semana de Arte Moderna e terá uma sala especial dedicada a Mário de Andrade, na qual serão expostas as famosas fotografias feitas pelo escritor, quando de sua viagem ao Norte do país, e o filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade. Segundo a curadora, a mostra aborda os diversos aspectos de nosso pensamento moderno. “Com esta idéia de variedade e heterogeneidade, convidamos os visitantes para um passeio por vários tempos e espaços, desde a virada do século XIX para o século XX, há um desejo de modernidade, em várias partes do Brasil, que se manifesta na Semana de Arte Moderna de São Paulo”, explica Daniela."

'Gesto Amplificado'

Exposição que conta com trabalhos de dez artistas contemporâneos do Brasil, do México e da Argentina, como Bruno Miguel, Heberth Sobral, Paplo Rosales e  do talentoso coletivo Acidum, da cidade de Fortaleza.

Exposições no Centro Cultural Banco do Brasil:

'Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo'

Primeira exposição individual nos últimos 40 anos no Rio de Janeiro de uma das mais importantes e emblemáticas artistas brasileiras. Tarsila do Amaral tem seu nome registrado na história da arte brasileira como uma vanguardista com presença marcante no Modernismo Brasileiro envolvendo-se de forma direta nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico.

'Anticorpos - Fernando & Humberto Campana (1989-2009)'

Cerca de 70 peças de mobiliário, 13 luminárias, oito joias e vestuários, 50 objetos domésticos, 20 objetos de arte, três maquetes de arquitetura e uma instalação inédita, além de 25 objetos colecionados pelos Campana, fazem parte da exposição "Anticorpos" no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A edição paulistana da exposição fica em cartaz de 5 de novembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012. "Anticorpos" contempla a produção de Fernando e Humberto Campana de 1989 a 2009 e tem curadoria de Mathias Schwartz-Clauss do Vitra Design Museum, na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário