segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Samba de Gafieira, Sarau e Feira de Troca de Livros no Projeto Quintas Culturais

Serviço:

Projeto Quintas Culturais
Dia 16 de fevereiro - 10h e 20h
Praça do Sol - Hall de Entrada
FASE - FMP
Campus Barão



O Projeto Quintas Culturais dessa semana trará atrações diferentes.

Às 10 horas, embalados pelo carnaval, teremos Samba de Gafieira e Samba no Pé, com o Professor Denilson dos Santos, da Academia de Dança Planet Dance.



A partir das 20h, o Projeto Quintas Culturais recebe o Projeto Estação Solidária, com a apresentação de um Sarau de Músicas e Poesias e Feira de Troca de Livros.

O projeto

O projeto é uma iniciativa integrada entre os alunos e professores dos cursos de Administração, Medicina e Enfermagem da Faculdade, e os profissionais e agentes de saúde do Programa de Saúde da Família/PSF – unidade Nova Cascatinha – Petrópolis, onde a faculdade atua, como uma resposta aos problemas de saúde associados às dificuldades de geração de trabalho e renda vivenciadas na comunidade. Tem a finalidade de promover o desenvolvimento de redes sociais na comunidade Nova Cascatinha de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da sua população. Para tal irá desenvolver ações de mobilização/educação para os valores e de fomento a experiências da Economia Solidária, que permitam a constituição de um ambiente de cooperação. Pretende-se, ao longo de um ano, materializar os avanços conquistados com a construção de espaço comunitário denominado provisoriamente de “Estação Solidária” e com o desenvolvimento de tecnologia de fomento e monitoramento das interações cooperativas vivenciadas.

Mas, o Estação Solidária não atinge apenas a comunidade Nova Cascatinha, ele pretende mobilizar e envolver diretamente alunos e professores dos diferentes cursos da faculdade para seus princípios e suas ações.

Feira de Trocas

A Feira de Trocas é uma iniciativa de pessoas que buscam trabalhar a coletividade humana através da troca de produtos, bens ou serviços. Contudo, as trocas se baseiam em princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana e não o capital e sua propriedade; buscar um intercâmbio respeitoso com a natureza. Assim, nessas feiras o valor do bem ou serviço oferecido não é ditado pelas leis do mercado, mas pela necessidade de uso;

A Feira de Trocas de textos e livros

Tomando esse movimento como importante elemento de formação humana e nosso desejo de sensibilizar alunos e professores para o tema e o nosso projeto, resolvemos realizar Feiras de Trocas de Textos e livros. A primeira feira será realizada dia 16/02, no âmbito das atividades das “Quintas Culturais”, voltada especialmente para alunos da Administração, Gestão Publica e Recursos Humanos. Em março, será realizada outra feira para atender aos alunos de Medicina, Nutrição e Enfermagem. Nessas oportunidades, além de vivenciarem uma prática de Economia Solidária e conhecerem no projeto, os alunos poderão se beneficiar das trocas de material acadêmico reduzindo custos com a aquisição dos itens da bibliografia de suas disciplinas.

Como vai ser a dinâmica da Feira?

Cada aluno deve trazer no dia 16/02 textos acadêmicos (xerox), periódicos, livros acadêmicos ou literários, todo tipo de material bibliográfico de que não faz mais uso para trocar por outros de que precise e encontre na feira. Para animar a feira vamos fazer um Sarau de poesias com música.

A atividade será realizada no hall de entrada da faculdade, das 20 às 20:40.

Os alunos, no horário previsto, descem até o hall e disponibilizam os livros/textos. Cada aluno vai dispor o material que trouxe nas mesas referentes. Os textos serão deixados para doação (o aluno deixa na mesa e quem precisar pega, não há negociação). Os livros serão dispostos sobre folha etiquetada com o nome e período do aluno, de modo que os interessados possam identificar os donos dos livros e procurá-los para a negociação. Em cada mesa, uma dupla de alunos do projeto estará dando orientações sobre a dinâmica da feira. Haverá também uma mesa com venda de livros a preço de custo.

PARTICIPE!!!! APROVEITE A OPORTUNIDADE DE ENCONTRO E TROCA!!!!

VIVA A SOLIDARIEDADE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário